Catálogo


E-book gratuito

VOZES DA AULA

Vida e pandemia

Fernando José de Almeida (org.)
Adriana Reis Paulics
Marcela Gomes Pupatto
Verônica Martins Cannatá

As provocações para a escrita deste livro surgiram, no segundo semestre de 2020, durante disciplina eletiva para os alunos da pós-graduação em Educação: Currículo da PUC-SP, sob responsabilidade do professor Fernando de Almeida. Construído dentro da sala de aula, este livro é mais do que um livro, é um curso que se consubstanciou em textos daquilo que interessava a todos e a cada um dos alunos e do professor. É a descrição do que é o percurso de produção do conhecimento, de modo quase transparente, mostrando um pouco das almas de todos os envolvidos. Uma espécie de raio-x do processo que se passava nas aulas. Audiobook disponível na íntegra: 'AudiobookCLIQUE AQUI PARA OUVIR


Impressão sob demanda

A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO NO CAMPO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL

José Geraldo Silveira Bueno (org.)
Katya Mitsuko Zuquim Braghini (org.)
Kazumi Munakata (org.)
Silvia Marcia Ferreira Meletti (org.)
Tatiana Fulas (org.)

O livro, A produção do conhecimento no campo da educação especial, apresenta o trabalho conjunto de grupos de pesquisa, sociólogos e historiadores da educação, que, por meio da interlocução interdisciplinar e do debate acadêmico, procurou dar força a nalítica às investigações nesse campo de pesquisa e criar novos horizontes de investigação. O debate tanto analisou as questões políticas e sociais que visam ampliar as oportunidades educacionais de sujeitos marginalizados socialmente, quanto critico u a característica seletiva da escola brasileira, que, em sua trajetória conservadora, visa à manutenção das condições sociais de dominação.


Impresso

JOEL MARTINS

Um intelectual em movimento

Antonio Carlos Caruso Ronca
Sergio Vasconcelos de Luna

Joel Martins nasceu em 23/3/1920 e faleceu em 2/5/1991. Essa homenagem não se dirige ao ex-reitor, professor e formador de centenas de mestres e doutores, intelectual de ponta, que concebeu um sistema de pós-graduação em uma instituição privada, arregimentou parceiros para essa empreitada e brigou por condições mínimas para a implantação dela, desfrutando de prestígio nacional e internacional. Mas, sim, dirige-se a alguém que, tendo sido tudo isso e tendo feito tudo isso, o fez tendo a PUC como alvo, como meta, como ideal, como compromisso.


Livro indisponível 

RACISMO E EDUCAÇÃO

(des)caminhos da Lei n. 10.639/2003

Teresinha Bernardo (org.)
Regimeire Oliveira Maciel (org.)
Janaína de Figueiredo (org.)

Este livro apresenta um panorama geral da pesquisa “Racismo e educação: a lei nº 10.639/2003 na rede pública do Estado de São Paulo”, realizada pelo grupo de pesquisadores que formam o núcleo Relações Raciais: memória, identidade e imaginário.


Impresso

DIVERSIDADE NA EDUCAÇÃO

Implicações curriculares

Alípio Casali (org.)
Suely Dulce de Castilho (org.)

A presente obra, conjunto de significativos estudos, ao mesmo tempo que celebra a diversidade da população brasileira, denuncia o projeto de sociedade excludente, ainda predominante entre nós; argumenta com vigor no sentido de combate ao racismo; convida a repensar a educação dos brasileiros e brasileiras; propõe encaminhamentos para reeducação das relações étnico-raciais.


Impresso

MISERICÓRDIA E VIDA ACADÊMICA

Jarbas Vargas Nascimento (org.)

Em 11 de abril de 2015, o Papa Francisco anunciou a toda a Igreja, Comunidade de Fé, o Ano Extraordinário da Misericórdia, convocando os católicos do mundo inteiro a serem misericordiosos como o Pai. A decisão de refletir sobre a Bula papal moveu os professores, autores deste livro, a buscarem fundamentos nesse documento, que mobiliza, em seu corpo, uma série de orientações, que consideramos indicadoras das ações que podem integrar a misericórdia às atividades acadêmico-pedagógicas na Universidade. De modo prático, podemos dizer que falar de misericórdia, no espaço acadêmico, requer que se fale do caminho que une Deus e o homem, porque nos abre o coração à esperança de sermos amados para sempre, apesar da limitação do nosso pecado.


Impresso

PAULO FREIRE

Uma prática docente a favor da educação crítico-libertadora

Ana Maria Saul

Paulo Freire recebeu, no ano de 2012, no Brasil, a maior honra nacional na área da educação, ao ser-lhe outorgado o título de Patrono da Educação Brasileira. Esse brasileiro, que nasceu no Recife, em 1921, e faleceu em maio de 1997, é reconhecido internacionalmente como um dos maiores educadores do século XX, por ser autor de uma pedagogia a favor da libertação dos oprimidos. A vida e a obra de Paulo Freire revelam a sua indignação contra as injustiças sociais que negam a humanização. Desde os seus primeiros escritos, esse tema esteve presente, engendrando a utopia de sua proposta político-pedagógica.