Livro indisponível
GAROTAS TRICOLORES, DEUSAS FARDADAS
As normalistas em Feira de Santana – 1925 a 1945
Ione Celeste de Sousa
Pesquisa histórica sobre o cotidiano das normalistas em uma cidade no interior da Bahia. A implantação de uma escola normal para o letramento dos sertões. A condição feminina num ambiente tido como extensão do espaço doméstico e num Brasil em que as professoras primárias eram consideradas agentes do progresso da nação.
Livro indisponível
IDENTIDADE EM CONSTRUÇÃO
Investigando professores na prática da avaliação escolar
Amândia Maria de Borba
A construção da identidade do professor a partir da análise de práticas de avaliação no cotidiano da sala de aula e nas relações com os colegas. A autora trata do ensino fundamental, mas contribui para um debate mais amplo sobre as políticas públicas de avaliação nos diferentes níveis educacionais.
Livro indisponível
O CUIDADO E A FORMAÇÃO MORAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Thereza Montenegro
A autora defende a inclusão de um programa de educação moral para profissionais que trabalham em creches. Considera a educação moral como parte necessária da formação para o cuidado infantil. Debate o conceito de “cuidado”, sua função no psiquismo humano e aplicação na formação de educadoras infantis.
Livro indisponível
PARA UMA VISÃO REFLEXIVA DA VIOLÊNCIA
Guia temático da videoteca da PUC-SP
Ana Salles Mariano (coord.)
Samir Curi Meserani (coord.)
Precioso guia de informações audiovisuais sobre o tema da violência. Resulta de um projeto voltado à produção de guias que facilitem, sobretudo àqueles que precisam de materiais para a preparação de aulas, o acesso e a localização de entrevistas, documentários, palestras, reproduções de fotos jornalísticas e outras referências sobre temas específicos.
Livro indisponível
PROPOSTA PEDAGÓGICA LABOR
Margarida M. P. Gioielli
Sílvia Pompéia
Daniella Michel
Caixa com 7 fascículos e folheto com “Sugestões para um estudo orientado dos fascículos” Fascículo 1 – Relação escola-comunidade Fascículo 2 – Teoria e prática Fascículo 3 – Pequeno projeto didático Fascículo 4 – A escola no mundo moderno Fascículo 5 – Atividades da vida diária Fascículo 6 – Avaliação Fascículo 7 – Autoestima Resultado de proposta pedagógica testada já em escola pública em diversas regiões do país, este conjunto de sete fascículos é dirigido a professores de educação básica. Cada fascículo, em linguagem direta e bastante ilustrado, trata de aspecto selecionado entre os mais significativos na relação do professor com o aluno, a escola, a comunidade, mas, também, com o conhecimento.
Livro indisponível
FORMAÇÃO DE PROFESSORES
A contribuição da análise do comportamento
Maria de Lourdes Bara Zanotto
A autora conduz o leitor, de forma clara, aos argumentos e análises de Skinner sobre o papel central do professor no desenvolvimento da educação e, com base na concepção skinneriana de ensino, lança as bases para um programa de formação de professores.
Livro indisponível
INSTRUÇÃO PÚBLICA NO BRASIL (1500-1889)
História e legislação
José Ricardo Pires de Almeida (trad.)
Antonio Chizzotti (trad.)
Maria do Carmo Guedes (ed. crítica)
Originalmente escrita em francês, esta obra traz um amplo panorama da história da educação no Brasil, principalmente no período imperial. Rica em documentação e dados estatísticos, apresenta um levantamento das escolas públicas e das despesas do Estado com a educação nacional.