Catálogo


Impresso | E-book

CACOFONIA NAS REDES

Lucia Santaella (org.)

No ano de 2017, o tema Cacofonia nas redes foi escolhido para os estudos do grupo de autores deste livro. Esse tema funcionou como um tiro na mosca. Naquele momento, estavam ainda engatinhando, em nosso país, as três palavras – fake news (notícias falsas), bolhas filtradas e pós-verdade – que, no decorrer de 2017, foram gradativamente se tornando moedas correntes de boca em boca até explodirem no mercado das ideias. A palavra "cacofonia", o alarido de vozes em que se transformaram os ambientes das redes digitais, pode muito bem funcionar como uma síntese, um achado que este volume entrega à exploração do leitor para que, na sua leitura, possa encontrar sua própria voz.


E-book gratuito

CIDADES NO SÉCULO XXI

Temas para debate

Lucia Maria Machado Bógus (org.)
Iracema Brandão Guimarães (org.)
Zoraide Souza Pessoa (org.)

Cidades no século XXI: temas para debate reúne artigos que dialogam com o tema “Que sociologias fazemos? Interfaces com os contextos locais, nacionais e globais” e, considerando a inserção das cidades na dinâmica urbana contemporânea, foi estruturado em torno de três eixos temáticos: abordagens que contemplam comparações entre cidades e apontam questões teóricas relevantes do ponto de vista dos estudos urbanos e da sociologia urbana; discussão de problemas que afetam as cidades contemporâneas, especialmente no Brasil, com seus impactos nas relações sociais e nas formas de sociabilidade; e análise das transformações em curso nas cidades brasileiras apontando para a dualidade que as caracteriza, com a presença de atividades ligadas ao capital globalizado e com a existência de espaços de pobreza e exclusão, com forte presença de conflitos. Em formato e-book, este livro tem o intuito de ampliar as discussões nele iniciadas, incentivando o intercâmbio e trazendo a um público mais amplo as instigantes análises realizadas pelos seus autores.


Impresso

COMO SAIR DAS BOLHAS

Pollyana Ferrari

Em Como sair das bolhas, Pollyana Ferrari mostra, dentro do contexto do jornalismo e das redes sociais falsas, que a fake news é facilitada pelo vício de as pessoas criarem personagens que às vezes nem são, pelo vício em celular e redes sociais, pela falta de tempo que dão a elas mesmas para desconectar e parar para pensar, questionar. Por isso a facilidade para a apertar o botão e compartilhar algo que nem têm certeza. Mais do que isso, a autora mostra como hoje o conceito de “viver na bolha” evoluiu para algo pior: as pessoas (de modo geral) só convivem, mesmo virtualmente, com quem pensa parecido, com quem tem a mesma opinião política e gosta dos mesmos ídolos, da mesma música, o que facilita que, ao receber algo absurdo sobre políticos, sobre um artista ou sobre um time de futebol, já compartilhe, como se fosse verdade.


Impresso | E-book

CONSTELAÇÕES URBANAS

Territorialidades, fluxos e manifestações estético-políticas

Ana Claudia de Oliveira (ed.)
Maria Aparecida Junqueira (ed.)
Mariangela Belfiore Wanderley (ed.)

Os estudos urbanos tem sido uma marca constante e significativa dos Programas de Estudos Pós-Graduados da PUC-SP com destaque para os Programas de Ciências Sociais, Comunicação e Semiótica, História, Literatura e Crítica Literária e Serviço Social aos quais estão vinculados os seguintes grupos de pesquisa integrantes do Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq: Observatório das Metrópoles-SP, Núcleo de Estudos e Pesquisas Urbanas (Nepur), Grupo de Pesquisa Imagens, Metrópoles e Culturas Juvenis, todos da Pós de Ciências Sociais; Grupo de Pesquisa Portugal e Brasil no mundo contemporâneo: Identidade e memória, vinculado à Pós de História; Grupo de Pesquisa Afetividade e dialética da exclusão/inclusão (Nexin) da Pós de Psicologia Social; Centro de Pesquisa Sociossemiótica (CPS) e Centro Interdisciplinar de Pesquisa em Comunicação e Cibernética (Cencib), ambos da Pós de Comunicação e Semiótica; Grupo de Pesquisa Estudos de Poética: Interconexões diacrônico-sincrônicas na poesia brasileira e portuguesa da Pós de Literatura e Crítica Literária; e o Núcleo de Estudos e Pesquisas em Movimentos Sociais (Nemos) e Núcleo de Estudos e Pesquisa Cidades e Territórios da Pós de Serviço Social. Com o apoio do PIPEq – Plano de Incentivo à Pesquisa da PUC-SP –, este livro oferece à sociedade um tratamento reflexivo complexo dos territórios, fluxos e manifestações estético-políticas. Todos os passos da pesquisa e seus resultados estão disponíveis na plataforma digital: http://fluxossp.pucsp.br


E-book gratuito

ESTADOS NACIONAIS E PENSAMENTO SOCIAL NA AMÉRICA LATINA

Cristina Mateu (org.)
Alberto Luiz Schneider (org.)
Vera Lucia Vieira (coord.)

Organizado em duas seções, o livro Estados nacionais e pensamento social na América Latina reúne trabalhos de pesquisa dedicados a questões culturais e sociais latino-americanas com perspectivas pouco estimuladas e difundidas pelos centros mais convencionais do saber acadêmico. A diversidade de artigos nele apresentada constitui uma importantíssima contribuição para repensar, refletir e difundir as interessantes hipóteses e abordagens acerca das sociedades latino-americanas, permitindo a troca de experiências e pesquisas entre profissionais da história e de outras áreas do saber.


Impresso | E-book

GERALDO ATALIBA

O homem, o reitor, o mestre de vida

Roque Antonio Carrazza
Roberta Alexandr Sundfeld (entrev.)

Geraldo Ataliba nasceu em 11 de maio de 1936 e faleceu em 15 de novembro de 1995. Sua vida acadêmica desenvolveu-se fundamentalmente na PUC-SP, da qual foi reitor e titular da cadeira de Direito Tributário. Homem de pensamento, mas também de ação, instalou o Programa de Estudos Pós-Graduados (mestrado e doutorado) em Direito, instituiu a carreira universitária para os professores, deu início aos cursos de especialização e efetivou a ansiada Reforma Universitária, modernizando os currículos das faculdades, com a introdução de matérias mais atuais.


E-book

LÍNGUA PORTUGUESA

História, memória e intersecções lusófonas

Neusa Barbosa Bastos (org.)

Língua Portuguesa: história, memória e intersecções lusófonas é uma coletânea de textos referentes às questões de língua portuguesa e de literatura a serem trabalhados no ensino, sob diversas perspectivas e múltiplos olhares de acadêmicos preocupados com o desenvolvimento da língua portuguesa, bem como com sua promoção e sua difusão. Trata-se de fazer conhecer as pesquisas relacionadas às questões de história, memória e intersecções lusófonas, num conjunto de reflexões sobre como se deu a implantação, a manutenção e a multiplicação de saberes no espaço lusófono.