Catálogo


Impresso

APRENDENDO A CONVIVER

As regras na brincadeira de faz de conta

Karen Ambra

Karen Ambra nos brinda com um trabalho instigante, motivante e desafiador, que parte da concepção de desenvolvimento integral da criança, dentro de uma visão sócio-histórica, privilegiando o aluno como um ser ativo no processo de aquisição dos conhecimentos, descobrindo no jogo as possibilidades pedagógicas que podem auxiliar nessa construção. Suas observações empíricas levaram-na a realizar uma pesquisa científica na qual estudou atentamente o faz de conta, mais especificamente a brincadeira de escolinha entre crianças de seis anos, escolha feita a partir dos seus contextos. Verificou que nessa brincadeira elas aprendem diferentes papéis e com isso conseguem desenvolver comportamentos de respeito, de interação, de observação de regras e de cooperação, não apresentados durante outras situações. Ler este trabalho é ir para além do imaginário infantil; é compreender, valorizar e significar o lúdico, é perceber seu real valor no trabalho pedagógico.


Livro indisponível 

ATIVIDADE DE LINGUAGEM, TEXTOS E DISCURSOS

Por um interacionismo sociodiscursivo

Jean-Paul Bronckart
Anna Rachel Machado (trad.)
Péricles Cunha (trad.)

No quadro teórico do interacionismo social, o autor delineia os caminhos para um interacionismo sociodiscursivo a partir da análise de 120 exemplos de textos autênticos. Os textos são apresentados como produções sociais no âmbito de uma linguagem entendida como atividade entre sujeitos.


Livro indisponível 

HISTÓRIA PESSOAL E SENTIDO DA VIDA

Historiobiografia

Dulce Mara Critelli

Pode-se dizer que o eixo de História pessoal e sentido de vida se encontra na noção e na prática da narrativa. Como um elo de mediação entre os dois segmentos do título, é a narrativa da história pessoal que faz emergir o sentido da vida. E é juntando “história” e “sentido” que a narrativa enreda os eventos transformando a vida em biografia. Se, na clareza da sua escrita e da sua organização, este livro nos fala das narrativas de histórias que se expressam no alinhavamento da biografia, também nos diz – não tão claramente, é certo – que as histórias são paradoxalmente “silenciosas” ou “inauditas”. Ele pode ser lido como um conto. Nele, o leitor atento saberá decifrar a história narrada e ouvir a história “em surdina”.


Impresso

INTERVENÇÕES URBANAS EM CENTROS HISTÓRICOS

Brasil e Itália em discussão

Dulce Maria Tourinho Baptista (org.)
Clarissa M. R. Gagliardi (org.)

Entre semelhanças e diferenças, os centros históricos congregam uma diversidade de atividades econômicas, sociais, políticas e culturais, abrigando, muitos deles, um expressivo contingente populacional que habita seus espaços. São locais onde trabalham, estudam e circulam diariamente milhares de pessoas, entre as quais aquelas que vivem e sobrevivem em suas ruas, além de todos os que buscam suas praças e equipamentos culturais como formas de lazer. Os centros históricos possuem uma identidade própria, e é nessa direção que deve ser conduzida a sua requalificação, visto que as cidades se preservam pela memória, expondo aos seus moradores e visitantes os símbolos e locais que representam sua formação e a dinâmica de sua história. Diante desse contexto, com visões reflexivas e propositivas sobre intervenções urbanas em centros históricos do Brasil e da Itália, os artigos apresentados neste livro trazem uma abordagem ampla e diversificada de questões que envolvem políticas e ações de âmbito público e privado, assim como da sociedade civil.


Livro indisponível 

LÍNGUA PORTUGUESA

Aspectos linguísticos, culturais e identitários

Neusa Barbosa Bastos (org.)

Os textos aqui apresentados abrangem questões de relevância para a situação atual do ensino de língua portuguesa e para a situação do português no mundo globalizado, além de serem fruto das intervenções realizadas durante o 13º Congresso Brasileiro de Língua Portuguesa e 4º Congresso Internacional de Lusofonia. São reflexões feitas por pesquisadores de grande importância no cenário nacional e internacional, voltados para o binômio teoria e prática no espaço lusófono, com propostas de visões múltiplas, enfoques diversificados, possibilidades inúmeras de pesquisas no âmbito da língua portuguesa em todas as suas manifestações culturais e em todas as suas variantes linguísticas.


Impresso

O FUTEBOL EM NELSON RODRIGUES

O óbvio ululante, o Sobrenatural de Almeida e outros temas

José Carlos Marques

É difícil acreditar que o melhor cronista do maior espetáculo público brasileiro era quase cego. Parece uma lenda, sei, mas tudo indica que é a mais pura verdade. José Carlos começa o seu livro com um belo resumo das principais teorias sobre o papel dos esportes na cultura moderna. De Huizinga a DaMatta, o autor vai nos inteirando do assunto de forma concisa e indolor. Aliás, esta é uma das características mais sedutora desta obra: ela consegue lançar mão de conceitos complexos sem sobrecarregar o leitor. O futebol em Nelson Rodrigues — O óbvio ululante, o Sobrenatural de Almeida e outros temas consegue ser claro, informativo, relevante e gostoso de ler. Não é pouca coisa. Aproveite.


Impresso

O LIVRO DO RIO MÁXIMO DO PADRE JOÃO DANIEL

Henryk Siewierski (prólogo, seleção e posfácio)

O trabalho de Henryk Siewierski sobre o Padre João Daniel – cronista da Companhia de Jesus, que viveu na Amazônia no período de 1741 a 1757 – vai nos mostrar aspectos como a dimensão poética e o olhar de descoberta que nos levam à história pelo poético. Geografia e forma, detalhe e amplitude. O padre e personagem que se fez ator e autor no mundo amazônico nos situa de modo a podermos entender conquistas e impasses de nossa própria construção social e cultural ao longo de séculos. Esta sensível antologia nos conduz e aproxima de uma linguagem que busca expressar a grandeza dos espaços que se oferecem em trópicos sem limites, e o exercício da tirania implacável que levaria à prisão e à morte o observador privilegiado, o cronista que conseguiu nos deixar um tesouro incomparável.