Catálogo


Livro indisponível 

EDUCAÇÃO E EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA

Foco Vestibular: um experimento da diferença

Silvana Tótora (org.)

Este livro relata uma experiência inovadora, tanto do ponto de vista pedagógico quanto pastoral, de preparação, acesso e permanência na universidade de estudantes de escolar públicas provenientes das populações de pobres, negros, negras e indígenas.


Livro indisponível 

ESTUDOS SOBRE A ATIVIDADE DOCENTE

Aspectos teóricos e metodológicos em questão

Alda Judith Alves-Mazzotti (org.)
Neiza de Lourdes F. Fumes (org.)
Wanda Maria Junqueira de Aguiar (org.)

Esta publicação apresenta um conjunto de artigos que foram produzidos de forma articulada e integrada, por meio do Programa Nacional de Cooperação Acadêmica, Procad, entre os programas de pós-graduação em Educação da Ufal, da PUC-SP e da Universidade Estácio de Sá. Ao ser eleita a pesquisa sobre a Atividade Docente como foco desse Procad, buscou-se subsidiar, contribuir e identificar possíveis entraves e dificuldades para o avanço da educação brasileira, inovar no tratamento teórico-metodológico dado a tais estudos e, ainda, oferecer subsídios para o aprimoramento dos processos de formação de professores, a partir da socialização dos conhecimentos produzidos. É justamente para cumprir essa meta que será apresentada, neste livro, parte da produção alcançada pelo grupo até o presente momento.


Livro indisponível 

GUERRA E POLÍTICA NAS RELAÇÕES INTERNACIONAIS

Thiago Rodrigues

O livro Guerra e política nas relações internacionais apresenta uma corajosa abordagem libertária das relações internacionais, escancarando o risco das batalhas e apresentando-se destemido, como um parresiasta, diante das institucionalidades e normativas, para reavivar as invenções na democracia que ultrapassam a moderada condição estipulada pelos procedimentos. Trata-se de um livro precioso aos tempos atuais, não só pelo que provoca no establishment das Relações Internacionais, mas pela instigante capacidade intelectual de afirmar um outro modo de se analisar o planeta no universo em expansão. Thiago Rodrigues acompanha Foucault sem ser discípulo, problematiza verdades sem pretender ser um dirigente intelectual, aparta-se do consenso de maioria como uma minoria potente. Escreve um livro com o frescor dos jovens iracundos, com rigor e erudição, simples e direto como também é a vida.


Impresso

ITINERÁRIOS CRUZADOS

Os caminhos da contemporaneidade filosófica francesanas obras de Jean-Paul Sartre e Michel Foucault

André Constantino Yazbek

O livro de André Yazbek enfrenta rigorosamente a dificuldade de trazer à luz uma descrição comparativa ou um confronto que não reduza as ideias de Jean-Paul Sartre e de Michel Foucault e suas oposições a traços gerais e demasiadamente esquemáticos, ou, pelo contrário, a diferenciações miúdas que acabam por escamotear o essencial. E as enfrenta, pode-se dizer, com pelo menos dois laboriosos recursos. Primeiro, refazendo as trajetórias de Sartre e de Foucault, busca não apenas tracejá-las lado a lado, mas estampar suas intersecções: mais que paralelos, expõe cruzamentos. Segundo, percorrendo cuidadosamente a vasta produção de um e outro e reconstituindo com fidelidade a perspectiva interna e peculiar de cada qual, também arrisca propor suas próprias reflexões: mais que a restrita reprodução, provoca o pensamento. Portanto, interlocução entre Sartre e Foucault. Mas também, entre estes pensadores, por um lado, e, por outro, o autor do livro e seus futuros leitores.


Impresso

LIBERDADE ASSISTIDA NO ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE

Aspectos da luta pela implementação de direitos fundamentais

Eduardo Dias de Souza Ferreira

O livro Liberdade assistida no Estatuto da Criança e do Adolescente: aspectos da luta pela implementação de direitos fundamentais examina a natureza e o conteúdo da medida de liberdade assistida, como a possibilidade de cumulação com outras, a progressão ou regressão, a sua eficácia e o respectivo procedimento, tanto no que pertine à cognição, como quanto à sua execução. Defende a imperiosa necessidade de a atividade jurisdicional estar conectada e integrada com as políticas públicas e a própria sociedade, seja para evitar a delinquência, seja para uma efetiva reinserção daquele que praticou o ato infracional. De tudo isso, percebe-se que o livro se constitui em obra completa e exauriente, revelando-se instrumento indispensável aos militantes do direito, em especial aos que se preocupam com a causa da criança e adolescente, como substrato mesmo do futuro de todos nós.


Livro indisponível 

LÍNGUA PORTUGUESA

Cultura e identidade nacional

Neusa Barbosa Bastos (org.)

Por acreditar na pós-modernidade, com sua visão fluida, transitória e multi, pluri e interdisciplinar faz-se necessária a discussão de uma infinidade de temas, numa diversidade de tendências a que os estudos linguístico-culturais estão submetidos, para que professores de língua portuguesa de todos os níveis de ensino tenham uma referência dos recentes estudos linguísticos e literários em várias perspectivas. Esta obra apresenta essa visão ampla e multifacetada vivenciada neste mundo culturalmente complexo, socialmente mesclado, ideologicamente misturado em tendências diversas produtoras das mais diferentes teorias e práticas implicadas em todas as áreas do saber, com textos que abrangem questões lusófonas, questões teórico-metodológicas sobre ensino de língua portuguesa, questões discursivas sobre textos literários e não literários e questões gerais linguísticas e historiográficas.


Impresso

LITERATURA DE AUTOAJUDA CRISTÃ

Em busca da felicidade ainda na terra e não só para o céu

Daniela Borja Bessa

Não é muito dizer que no livro Literatura de autoajuda cristã: em busca da felicidade ainda na terra e não só para o céu o leitor/a encontrará material suficiente para se informar, se formar e se posicionar no tocante à questão da literatura de ajuda, religiosa ou não. O grande mérito da investigação aqui descrita é o de tentar aliar dois componentes (o teórico e o empírico) imprescindíveis a toda pesquisa psicossocial bem conduzida, buscando com êxito enfocar os dados e a argumentação não somente em estudos genéricos, mas levantando os números reais. É por essa via – que é a da boa psicologia da religião – que Daniela Bessa mostra como, de fato, a literatura de ajuda serve para preencher o vácuo que está forçando um hiato entre, de um lado, a crença (sincera) e o discurso religioso (enfático) do próprio fiel e de sua comunidade de fé e, do outro lado, da realidade psicossocial concreta enfrentada pelo crente em seu dia a dia.