Catálogo


Impresso

DO MICROCRÉDITO ÀS MICROFINANÇAS

Desempenho financeiro, dependência de subsídios e fontes de financiamento: uma contribuição à análise da experiência brasileira

Cristina Tauaf Ribeiro
Carlos Eduardo Carvalho

Longe de tratar de um tema técnico, de alcance tópico e localizado, este livro aborda um elemento central na estratégia nacional de combate à pobreza: sobre a base de quais modalidades institucionais e de quais incentivos pode ser levada adiante a transferência de ativos necessária a estimular a emancipação social dos mais pobres?


Livro indisponível 

POLÍTICA CAMBIAL, ESTABILIZAÇÃO MONETÁRIA E BALANÇO DE PAGAMENTOS NA AMÉRICA LATINA E NO BRASIL

Fernando Ribeiro

O livro analisa os eventos macroeconômicos que se desdobram no contexto da estabilização monetária pautada na taxa nominal do câmbio. Foram estudadas quatro experiências latino-americanas: a Tablita chilena (1978-1982), o Pacto de Solidariedade mexicano (1988-1994), e Lei de Conversibilidade argentina (1991-2002) e, especialmente, o Plano Real (1994-1998). O autor descreve detalhadamente a política cambial instaurada, assim como as políticas monetária e fiscal e o contexto internacional de cada um dos quatro processos. A partir disso, é feita a análise dos resultados obtidos, como redução das taxas de inflação e expansão momentânea do consumo, entre outras, observando que em todos os países houve crises cambiais.


Livro indisponível 

RESPONSABILIDADE SOCIAL

A experiência do selo empresa cidadã na cidade de São Paulo – 1999

Paulo Rogério dos Santos Lima

É inegável a grande influência do sistema empresarial na vida da sociedade, principalmente o papel que ele exerce no desenvolvimento sustentado da sociedade. Por isso, a responsabilidade social das empresas ganha em dimensão estratégica, mas, ao mesmo tempo, precisa ser avaliada de forma não passional e mais abrangente e detalhada. Centrando sua análise no Selo Empresa Cidadã da Câmara Municipal de São Paulo, o autor aponta a necessidade de dar visibilidade ao esforço de comportamento social e ambiental por parte de determinadas empresas.


Livro indisponível 

MERCADO BRASILEIRO DE TELEVISÃO

César Ricardo Siqueira Bolaño

Quais são os elementos que permitem definir a Economia Política da Comunicação como uma disciplina autônoma? No âmbito de uma perspectiva crítica, César Bolaño utiliza um instrumental analítico que mantém relações estreitas com o marxismo e com as diferentes correntes heterodoxas, na Economia, nas Ciências Sociais e nas Ciências da Comunicação. Apresenta uma abordagem interdisciplinar em que ressalta as diferentes funções da cultura, da informação e da comunicação e, mais especificamente, as relações que existem entre as dimensões sociológicas, econômicas, políticas e estéticas.


Impresso

MODOS DE VER A PRODUÇÃO DO BRASIL

José Ricardo Figueiredo

O livro apresenta esboços de algumas das mais importantes contribuições para uma reconstrução teórica do modo de produção histórica do Brasil. São apreciadas obras de historiadoras, cientistas sociais, economistas, jornalistas, juristas, clérigos e militantes políticos. A fundamentação teórica, que unifica a obra, é encontrada em Karl Marx e Friedrich Engels.


Livro indisponível 

DÍVIDA EXTERNA BRASILEIRA NOS ANOS 90 EM UMA PERSPECTIVA HISTÓRICA

Créditos internacionais de curto prazo e “estatização” da dívida

Luiz M. de Niemeyer Neto

O autor aborda de forma original o tema da reinserção da economia brasileira nos fluxos internacionais de capitais, mediante a comparação com os demais ciclos de absorção de capitais externos ao longo do século XX. Com base em dois eixos de análise – capitais de curto prazo e ação estatal –, apreende dimensões importantes das crises examinadas.


Livro indisponível 

DINÂMICA MACROECONÔMICA

Uma interpretação a partir de Marx e Keynes

Alain Herscovici

As convergências metodológicas e epistemológicas entre os universos de Marx e Keynes são o ponto de partida deste livro para construir uma macroeconomia heterodoxa. O conceito de equilíbrio aplicado à Economia abre caminho para uma discussão sobre indicadores da instabilidade estrutural do sistema.