Livro indisponível
GLOBALIZAÇÃO, METROPOLIZAÇÃO E POLÍTICAS NEOLIBERAIS
Regina Maria A. Fonseca Gadelha (org.)
Nesta coletânea, os autores abordam, de forma didática, temas complexos como globalização, impactos do planejamento, privatizações, imperialismo e estado nacional, integração e inserção, reordenamento de poder e cidadania, procurando discutir problemas que dizem respeito à sociedade brasileira e sua inserção na realidade mundial, mas sem perder de vista a necessidade de preservação da cidadania e soberania nacionais.
Livro indisponível
EUGÊNIO GUDIN
Capitalismo e neoliberalismo
Maria Angélica Borges
Ao examinar o pensamento de Eugênio Gudin sob o crivo da crítica da economia política, a autora oferece uma radiografia do liberalismo na versão cabocla. É difícil não se deixar impressionar pela atualidade de seu ideário liberal. Mas, ao mesmo tempo, é impossível não registrar a repetição dos temas e das soluções, frutos da aversão ao caráter histórico do capitalismo e à correspondente necessidade de reafirmar a cada passo o seu caráter natural.
Livro indisponível
DESENVOLVIMENTO E SUBDESENVOLVIMENTO
Alfredo Filellini
O mundo moderno – e as primeiras visões econômicas dele – tomou forma há alguns 500 anos. Embora tenha sido enormemente modificado desde então, reteve muitas de suas características iniciais. Assim também as ideias econômicas modernas, que nada mais são que sucessivos encadeamentos de ideias originais.
Livro indisponível
POR UMA ECONOMIA POLÍTICA DA CIDADE
O caso de São Paulo
Milton Santos
Este volume reúne ensaios sobre a metrópole paulistana que representam um momento de pesquisa mais ampla, um processo em curso de observação e leitura analítica da urbanização brasileira em geral e da metrópole paulistana em particular.
Livro indisponível
EXERCÍCIOS DE ECONOMIA
Os mercantilistas, Smith, Ricardo e Marx em sala de aula
Paulo Sandroni
Não é fácil entender a economia. Principalmente quando ela costuma ser manipulada e mistificada pelos economistas oficiais. Fórmulas dúbias, termos complicados e equações ininteligíveis têm sido muito usados no Brasil. Combatendo o obscurantismo estão os economistas, como Paulo Sandroni, que procuram desfazer os mitos, tornando a economia mais acessível.
Livro indisponível
INTRODUÇÃO À ECONOMIA MUNDIAL CONTEMPORÂNEA
Geraldo Müller
Este volume constitui uma tentativa de descrever os processos que caracterizam a história contemporânea da economia e de indicar alguns percalços nas teorias em voga. O texto é dividido em três partes. A primeira, que versa sobre economia e história, procura fundamentar a ideia segundo a qual a estruturação dos processos históricos, por volta dos anos 1960 em diante, conforma um sistema distinto do que vigorava anteriormente. Na segunda parte, o autor distingue a fase de hegemonia norte-americana da fase de sua crise, que é descrita mediante recurso a uma tipologia de países. Finalmente, a terceira parte descreve a forma predominante que assumiu a transnacionalização produtiva.