Catálogo


Impresso

O MUNICÍPIO E AS RELAÇÕES INTERNACIONAIS

Aspectos jurídicos

José Blanes Sala (org.)

Indo além do registro – por si só relevante – de casos de atuação internacional de municipalidades e promovendo abordagem que incide justamente sobre essa dinâmica de mudança, o conjunto de artigos que compõe a coletânea organizada pelo professor José Blanes Sala tem, assim, o mérito de contribuir para a reflexão em torno de tema extremamente atual e relevante, fazendo-o, ademais, com muita consistência. Por isso, O município e as relações internacionais: aspectos jurídicos é obra que deve ser lida com atenção.


Impresso

A CONCEPÇÃO DE GUILHERME DE OCKHAM SOBRE AS CIÊNCIAS INTERMEDIÁRIAS

História da ciência

Marcelio José Ribeiro

A expressão “ciências intermediárias” foi cunhada por Tomás de Aquino para designar certas disciplinas que se caracterizam, segundo o próprio Tomás de Aquino, pela aplicação dos princípios matemáticos às coisas naturais ou materiais. Entre essas disciplinas, Tomás enumera a astronomia, a ótica, a harmônica e a mecânica. Tais disciplinas têm, na realidade, uma longa história, desde pelo menos Aristóteles até Isaac Barrow, no século XVIII, ou mesmo Newton. Os medievais as discutiram em boa parte ao comentar os textos em que Aristóteles as menciona: Física, II, 2 e Segundos Analíticos, I, 7, 9 e 13. (...) O livro de Marcelio José Ribeiro é, pois, uma monografia sobre um tema relevante para a história do conhecimento científico no Ocidente, tratando de um tópico ainda não totalmente esclarecido na bibliografia a ele referente e sobre o qual muito pouco ou quase nada existe em português. Sua publicação contribui, assim, para aumentar positivamente a bibliografia disponível em nosso idioma. Assinale-se também que os Anexos 2 e 3 contêm tradução de textos de Ockham até o momento não vertidos para o português.


Impresso

A POLÍTICA À MEIA LUZ

Ética, retórica e ação no pensamento de Maquiavel

Edison Nunes

Se, nos textos de Maquiavel, a política aparece à meia luz, é porque a fez descer à caverna, que, na conhecida imagem de Platão, representa o mundo, os claros e distintos conceitos que permaneceram até então impolutos por cuidadoso apartamento do território do demagogo e do sofista, justamente onde os homens vivem suas relações de poder. Platão e Aristóteles, Santo Agostinho e Santo Tomás compartilham o ânimo de proteger o pensamento político do “mundo da vida”. A originalidade de sua obra revela-se pela exigência de síntese sempre imperfeita. Com mais nitidez no Príncipe que nos Discursos, os livros de Maquiavel apresentam a notável singularidade de constituírem as únicas análises de situação concreta levadas à dignidade de tratados de filosofia política. Ao contrário dos pósteros, seus textos não buscam refundar o pensamento a partir de ideias claras e distintas e desdobradas pela dedução. Submete, antes de tudo, um conjunto de saberes que estatuem postulados universais ou mais frequentes, ou mais aceitos, simplesmente, aos juízos e ditames da razão prática, a saber, aqueles orientados pelo “bem comum” e para a ação política.


Livro indisponível 

ANTROPOLOGIA INDÍGENA

Uma (nova) introdução

Carmen Junqueira

Escrito de uma forma fluente pela antropóloga Carmen Junqueira, esse texto apresenta um panorama da história dos povos indígenas no Brasil. Ela nos mostra a riqueza cultural das sociedades indígenas, com suas diferenças e semelhanças, seus graus de parentesco, a tradição oral e a perspectiva dos índios nos dias de hoje.


Livro indisponível 

CARISMA E AÇÃO DA UNIVERSIDADE COMUNITÁRIA

Experiências da PUC-SP

João Décio Passos (org.)

O presente livro é resultado de um trabalho de profissionais que integraram a equipe da Vice-Reitoria Comunitária na gestão 2005-2008. (...) O resultado que ora se apresenta é mais que descrição de números e atividades, o que não seria pouco. É, antes de tudo, fruto do esforço convicto e competente de vários sujeitos em servir a comunidade universitária e fazê-la sempre mais coerente em seu ideal e ágil em sua proposta. Vale ressaltar, portanto, que as formulações aqui apresentadas nascem da rica fonte dos serviços prestados à comunidade interna da PUC, serviços que só se efetivam com o esforço de muitos sujeitos que permanecem ora ocultos em suas identidades pessoais.


Livro indisponível 

CONTROLE DE ESTÍMULOS E COMPORTAMENTO OPERANTE

Uma (nova) introdução

Tereza Maria de Azevedo Pires Sério
Maria Amália Andery
Paula Suzana Gioia
Nilza Micheletto

Todo o rigor da metodologia experimental na produção de conhecimento é apresentado em uma sequência e uma linguagem ao mesmo tempo precisa e simples, como convém ao aprendiz iniciante na abordagem. Preciosa também é a ênfase dada a cada conceito como comportamento produzido na relação organismo–ambiente, em contrapartida à visão tradicional, na psicologia e na cultura, de determinantes internos para explicar o comportamento.


Livro indisponível 

CONVERSA SOBRE TERAPIA

Bilê Tatit Sapienza

A autora nos traz o universo presente no encontro terapêutico através do relato de um atendimento a uma paciente, enraizado na fenomenologia heideggeriana, que nos põe frente a frente com questões como o acolhimento, a suspensão do julgamento, a ética, o sigilo, a proximidade entre paciente e terapeuta, a intimidade, o propósito terapêutico, seus limites e possibilidades.