E-books


E-book

CONFLITOS SOCIOAMBIEN­TAIS

uma abordagem interdisciplinar

Dulce Maria Tourinho Baptista (org.)
Lucia Helena Rangel (org.)
Marijane Vieira Lisboa (org.)

O livro Conflitos socioambientais: uma abordagem interdisciplinar objetiva contribuir para o debate sobre algumas das questões socioambientais da atualidade, a partir de diversas abordagens disciplinares. A grande preocupação está não só em provocar discussão na academia junto a professores e alunos, mas também junto a todos aqueles que buscam se conscientizar quanto à gravidade da crise ambiental e acerca da importância de nos mobilizarmos para enfrentá-la, com a urgência e a energia que ela exige.


E-book gratuito

NOVA-VELHA MORFOLOGIA DO TRABALHO NO SERVIÇO SOCIAL

TICs e pandemia

Raquel Raichelis (coord. e org.)
Damares Vicente (org.)
Nuria Pardillos Vieira (org.)
Ademir Alves da Silva (coord.)

Esta coletânea, fruto da produção intelectual do Netrab, revela-se uma contribuição fecunda para o desvendamento do mundo do trabalho no capitalismo contemporâneo, ao enfrentar o desafio de decifrar, sob múltiplos aspectos, os fundamentos da relação entre capital e trabalho, em tempos de domínio do capital. O referente inovador das análises desenvolvidas, como apontam suas autoras, e a hipótese de que há, no Serviço Social, uma nova (velha?) morfologia do trabalho.


E-book gratuito

POLÍTICAS SOCIAIS, CONTRARRE­FORMA DO ESTADO E “AJUSTE FISCAL”

Ademir Alves da Silva (coord. e org.)
Rachel Raichelis (coord.)

Políticas sociais, contrarreforma do Estado e “ajuste fiscal”, sob a organização do Neppos – Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Políticas Sociais, é um livro fundamental para o aprofundamento a respeito das políticas sociais no contexto do capitalismo contemporâneo. A potência de seu diagnóstico a respeito dos problemas é instigante e merece uma leitura atenta em cada capítulo, sobretudo por todEs que se incomodam com os tempos de barbárie e buscam fortalecer suas armas da crítica. (Áquilas Mendes)


Impressão sob demanda | E-book

ESPAÇOS HABITADOS E PRÁTICAS DE MORAR

As múltiplas dimensões de moradia digna

Mary Jane Paris Spink

Além das aprendizagens sobre o fazer pesquisa no cotidiano, Espaços habitados e práticas de morar... leva-nos também a refletir sobre as vivências no território e os sentidos de moradia digna. Ao longo dos capítulos, fica evidente que não há uniformidade no território. Aprendemos que, quando olhamos bem de perto as materialidades, quando ouvimos as pessoas, não há homogeneidade nas casas e ruas dos jardins/bairros que compõem os distritos distantes do centro da metrópole. Entender essa dimensão nos faz desconfiar de medianas e índices generalizantes, formulados externamente para sustentar grande parte das ações governamentais e desenhados sem contemplar a complexidade do local.


Impressão sob demanda | E-book

MEMÓRIAS ANCORADAS EM CORPOS NEGROS

Maria Antonieta Antonacci

A natureza da preservação de africanismos na memória coletiva dos descendentes de heranças africanas tem desafiado os estudiosos brasileiros nas várias disciplinas humanas. Das perspectivas históricas e sociológicas às manifestações culturais e religiosas, enquanto tentam interpretar o impacto de africanismos retidos em várias práticas culturais. Memórias ancoradas em corpos negros é uma coleção de estudos independentes, planejados para apreender evidências afrodiaspóricas, na originalidade de suas abordagens. É importante, para melhor entendimento e interpretação do tecido cultural brasileiro, não só da perspectiva da preservação de elementos culturais africanos no Brasil, mas também do reconhecimento de seus significados em várias manifestações culturais, desde o contar histórias a designs iconográficos.


Impresso | E-book

ENTRE A TELA E O ASFALTO

experiências com aplicativos de ônibus em São Paulo

Bruno Grandchamp Rodilha

Entre a tela e o asfalto oferece múltiplas entradas de leitura para o tema do uso de aplicativos de ônibus na cidade de São Paulo. Sua mistura de trechos mais informativos com trechos mais analíticos, sua combinação de temas do design e da filosofia, do urbanismo e da antropologia, seu trânsito entre diferentes registros de escrita resultam em um texto múltiplo, capaz de oferecer, ao leitor, uma experiência complexa de entendimento dos modos como a tecnologia modifica a relação das pessoas com a cidade. Uma leitura prazerosa e esclarecedora, que proporciona, aos interessados, o contato com um cruzamento rico de questões, resultando em uma forma ainda não explorada de olhar para as experiências de mobilidade que apresenta.


Impresso | E-book

TECITURAS DAS CIDADES

História, memória e deslocamentos humanos

Arlete Assumpção Monteiro (org.)
Edgar da Silva Gomes (org.)
Yvone Dias Avelino (org.)

Os textos de Tecituras das cidades. História, memória e deslocamentos humanos dizem respeito às temáticas voltadas para os estudos dos deslocamentos humanos em suas mais variadas formas de abordagem: são olhares teóricos e sínteses sobre a memória e história dos mais variados objetos de estudos, que se tornaram, por sua relevância, migrações representativas de uma coleti­vidade humana em busca de novos horizontes.