E-books


Impressão sob demanda | E-book

#FALAESTUDANTE!

um estudo sobre o legado da expansão dos institutos federais aos seus estudantes

Michelli Daros

Este livro desvela os traços históricos do processo de expansão dos institutos federais numa conjuntura marcada pela confluência de interesses de classe no campo educacional. Aborda, a partir de uma perspectiva ontológica, a relação entre trabalho e educação para tematizar as múltiplas determinações que incidem sobre a educação profissional no Brasil. Qual o legado deixado para uma juventude que transita entre a ausência de utopias e a carência de políticas públicas que sustentem condições objetivas de inserção no mundo do trabalho? As reflexões trazidas nesta obra não encerram respostas contundentes, mas, como um bom trabalho de pesquisa, compartilha os aportes teóricos e políticos necessários para a construção coletiva de alternativas aos desafios postos no campo educacional contemporâneo.


Impressão sob demanda | E-book gratuito

FORMAÇÃO DE EDUCADORES, PESQUISAS E CRIATIVIDADE

desafios atuais

Neide de Aquino Noffs (org.)

Esta coletânea apresenta o compromisso de profissionais docentes pesquisadores com experiência na educação básica e no ensino superior, desenvolvidos na PUC-SP e em instituições parceiras como locus de ensino, pesquisa e extensão, no sentido da produção de novos conhecimentos na área das infâncias e formação de professores. Os pesquisadores, autores dos artigos, propuseram-se a estudar um problema, identificando os avanços a serem obtidos ao final de seu estudo. As questões escolhidas têm como foco grupos, comunidades ou situações identificadas como relevantes do ponto de vista científico, educativo, inovador, possibilitando a construção de um conhecimento necessário para o entendimento e avanços aos desafios atuais.


E-book

DESAFIOS E SUPERAÇÕES NA IMPLANTAÇÃO E GESTÃO DE CURRÍCULOS INOVADORES NO ENSINO SUPERIOR

Cecilia Gaeta
Marcos Tarciso Masetto

Planejar, implantar e manter um currículo inovador é um processo repleto de contratempos, impactos e desafios, alguns inclusive que podem comprometer a inovação pretendida. Faz-se necessário que seus gestores exerçam vigília e monitoramento constantes em busca de soluções para enfrentá-los. Desafios e superações na implantação e gestão de currículos inovadores no ensino superior propõe-se, então, a analisar cuidadosamente esse processo e contribuir para aprofundar os estudos sobre inovação curricular no ensino superior.


Impresso | E-book

PERMANÊNCIA E PÓS-PERMANÊNCIA DE JOVENS NEGRAS E NEGROS NO ENSINO SUPERIOR

caminhos para a equidade étnico-racial

Marcus Vinicius Bomfim (org.)
Myrt Thânia de Souza Cruz (org.)
Pedro Javier Aguerre Hughes (org.)

Este livro registra simbolicamente um longo e coletivo processo de lutas e reflexões sobre a universidade como um locus de produção do conhecimento, do diálogo, democrático e plural. Assim deveria ser. Assim será. Que ele chegue às mãos de gestores do campo da educação e administrativos, às diversas comunidades docentes e discentes, como um elemento reflexivo sobre a questão da permanência preta nas universidades e além. Que alcance as mentes de todas e todos que, envolvidas(os) nas políticas institucionais das universidades – públicas, privadas, confessionais –, encorajam o encaminhamento da mudança e o aperfeiçoamento do ambiente e das relações das comunidades acadêmicas Brasil afora.


E-book gratuito

NUVENS & REDES

Fernando José de Almeida (org.)
Maria Elizabeth B. de Almeida (org.)
Maria da Graça Moreira da Silva (org.)

“Quem tece as redes? Os fios das redes não são soltos ou justapostos. Unem-se e separam-se por nós. Não necessariamente para nós. Num desenho mágico, os fios se enredam e os nós organizam o todo. Os nós definem as distâncias, os momentos das uniões, as dimensões quadráticas das zonas de escape. Definem os volumes e os pesos que suportarão seus fios”. Este livro de ensaios, nascidos de pesquisas e aulas, busca explicitar as tantas dimensões humanas que podem brotar da análise das redes, trazendo à reflexão estratégias políticas e pedagógicas para a compreensão e melhor participação no mundo enredado que estamos vivendo.


E-book gratuito

DE WUHAN A PERDIZES

Trajetos educativos

Fernando José de Almeida (org.)
Maria Elizabeth B. de Almeida (org.)
Maria da Graça Moreira da Silva (org.)

Este livro é um modo muito próprio da academia, de fazer o que ela tem de mais relevante em sua tarefa: trazer o pensamento vivo, os diagnósticos das questões postas pela pandemia da covid-19, as perspectivas de enfrentamento dos desafios, o traçado de esboços de soluções. Mas, sobretudo, ele mostra o que a Educação pode fazer em sua tarefa mais humanizadora.


Impresso | E-book

NOVOS DIÁLOGOS SOBRE A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO DOS SENTIDOS E DAS SENSIBILIDADES

Katya Mitsuko Zuquim Braghini (ed.)
Kazumi Munakata (ed.)
Marcus Aurelio Taborda de Oliveira (ed.)

Este livro é um trabalho coletivo que se concentra na historização da educação estética, tanto na ciência da sensibilidade, quanto na presença de emoções, afetos e sensibilidades na consolidação, crise e renovação pelas quais passam as instituições de treinamento, os objetivos gerais e a vida cotidiana dos sistemas educacionais. Ele explora a enorme capacidade formativa da cultura escolar material, de cheiros ou imagens, para desvendar a eficácia e a produtividade de um sistema de sinais implícitos, latentes e contingentes, que opera por meio de códigos inscritos no quadro ideológico discursivo, através dos quais as sociedades modernas transformaram a escola em uma ferramenta privilegiada para a homogeneização de costumes, práticas e valores. Mostra o complexo conjunto de intervenções que a escola implantou ao longo de sua história, para construir essas sensibilidades, e é por isso que a estética é uma construção histórico-cultural. Além disso, possibilita focar em como a escola é constituída em um dos campos de luta pela imposição de modos de entender/conceber/agir no mundo e na hierarquia de alguns repertórios sobre outros.