E-books


Impresso | E-book

MAX WEBER E MICHEL FOUCAULT

paralelas e intersecções

Fabiana A. A. Jardim (org.)
Ana Lúcia Teixeira (org.)
Osvaldo Javier López-Ruiz (org.)
Maria Helena Oliva-Augusto (org.)

A atualidade de Max Weber e Michel Foucault reside no fato de que, de diferentes maneiras, continuamos imersos na mesma temporalidade moderna que ambos interrogaram sem descanso, e os autores reunidos neste livro se sentem ligados a certos gestos metodológicos e à atitude crítica assumidos por ambos. Tendo em vista as complexidades do momento histórico, parecem-nos oportunos os trabalhos aqui reunidos, como modesta contribuição ao esforço mais coletivo de nos liberarmos dessas experiências nas quais nos constituímos como sujeitos e inventarmos novas formas de governo e novos modos de conduzirmos a nós e a nossas vidas, pelo agonismo da história afora.


Impresso | E-book

A NOVA FACE DA EMIGRAÇÃO INTERNACIONAL NO BRASIL

Lucia Maria Machado Bógus (org.)
Rosana Baeninger (org.)

A nova face da emigração internacional no Brasil é uma importante contribuição ao levantamento dos fluxos migratórios, seus volumes e origens, ressaltando particularmente os casos “clássicos” como EUA, Canadá, Japão, América do Sul e Mercosul, até os chamados novos destinos da emigração brasileira recente (século XXI), especialmente Portugal, Itália, Irlanda, Espanha e França, com a particularidade de uma migração mais qualificada que os demais fluxos anteriores e a chamada emigração feminina.


Impresso | E-book

LITERATURA E ENSINO

Territórios em diálogo

Diana Navas (org.)
Elizabeth Cardoso (org.)
Vera Bastazin (org.)

Todo e qualquer conhecimento pode nascer na palavra literária – território das mais instigantes formas de acesso ao mundo e, por extensão, ao imaginário. A modernidade impõe desafios; as formas de educar buscam caminhos e alternativas que auxiliem a formação de um novo homem que esteja mais afeito às imprevisibilidades do devir. Toda transformação deve levar em conta a rapidez dos novos tempos, por isso a tecnologia estimula, facilita e desafia o percurso a ser trilhado. Qual é a função do professor nesse espaço que se convencionou chamar de sala de aula? As quatro paredes há muito passaram a ser questionadas. É preciso abrir portas e janelas, derrubar muros, ultrapassar fronteiras, enfim, permitir ver e viver a diversidade. O eu e o outro precisam ser confrontados; (re)descobrirem-se mutuamente. O isolamento já se mostrou nefasto como prática do eu.


Impresso | E-book gratuito

VIVER EM ÁREAS DE RISCO

Reflexões sobre vulnerabilidades socioambientais

Mary Jane Paris Spink

Com capítulos temáticos e estudos de caso, este livro aborda a questão das moradias em áreas de risco a partir de diversas óticas, entre elas a controvérsia sobre definições de risco e sua aplicação aos desastres ambientais, a dinâmica perversa da expansão do município de São Paulo e a contraposição entre o direito à moradia e a preservação dos mananciais. Os temas de cunho mais teórico recebem um colorido especial por meio dos estudos de caso, nos quais actantes, humanos e não humanos (como córregos, deslizamentos de terra e obras), assumem prioridade. Embora ancorado em uma abordagem psicossocial construcionista, o livro é transdisciplinar e propicia o diálogo entre pesquisadores, ativistas e cidadãos de distintas procedências teóricas e políticas.


Impresso | E-book

GERALDO ATALIBA

O homem, o reitor, o mestre de vida

Roque Antonio Carrazza
Roberta Alexandr Sundfeld (entrev.)

Geraldo Ataliba nasceu em 11 de maio de 1936 e faleceu em 15 de novembro de 1995. Sua vida acadêmica desenvolveu-se fundamentalmente na PUC-SP, da qual foi reitor e titular da cadeira de Direito Tributário. Homem de pensamento, mas também de ação, instalou o Programa de Estudos Pós-Graduados (mestrado e doutorado) em Direito, instituiu a carreira universitária para os professores, deu início aos cursos de especialização e efetivou a ansiada Reforma Universitária, modernizando os currículos das faculdades, com a introdução de matérias mais atuais.


E-book

LÍNGUA PORTUGUESA

História, memória e intersecções lusófonas

Neusa Barbosa Bastos (org.)

Língua Portuguesa: história, memória e intersecções lusófonas é uma coletânea de textos referentes às questões de língua portuguesa e de literatura a serem trabalhados no ensino, sob diversas perspectivas e múltiplos olhares de acadêmicos preocupados com o desenvolvimento da língua portuguesa, bem como com sua promoção e sua difusão. Trata-se de fazer conhecer as pesquisas relacionadas às questões de história, memória e intersecções lusófonas, num conjunto de reflexões sobre como se deu a implantação, a manutenção e a multiplicação de saberes no espaço lusófono.


Impresso | E-book

MARJORIE, POR FAVOR

A história de uma ex-interna da Febem, a libertação pelo teatro e a descoberta da intersexualidade

Luiza Pezzotti

O livro Marjorie, por favor conta com excepcional qualidade a vida de Marjorie, desde os tempos em que era Asdrúbal, que relatou à autora, em detalhes, os mais delicados episódios que sofreu na Febem, nas suas diversas fases, da infância à adolescência. Considero que Marjorie tem um extraordinário mérito: professora de jovens, tanto em Guaianases, Cidade Tiradentes, como em Caconde, interior de São Paulo, percorreu os mais diversos lugares em prol da melhoria de vida das pessoas. Com a leitura desse livro, será possível conhecer as dificuldades tão grandes pelas quais Marjorie passou ao longo de sua vida, até efetivamente realizar sua transição e passar a ser respeitada e querida por sua família, por sua ex-companheira, hoje amiga que lhe dá força, e também pela filha e pelo filho, cujo carinho soube conquistar.