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JUVENTUDE E PENSAMENTO CONSERVADOR NO BRASIL
Katya Mitsuko Zuquim Braghini
Katya fez um trabalho alentador. Mais do que tentar salvar ou demonizar a juventude, mostra, analisando a política editorial de uma revista específica associada à imprensa em geral, a produção não só de uma noção binária de juventude, mas de toda uma ideologia sobre esse grupo social. Ideologia que mescla pressupostos “naturais” - a juventude como uma fase da vida, repleta de potência – com a clara compreensão de que ela é destinatária inconteste de práticas de formação. Sobre o período, da ditadura civil-militar, o texto também não se equivoca: a polarização entre diversas maneiras de ser jovem era a aposta de um novo e potente mercado que ia da contracultura ao rock, mas também do nascimento dos shopping centers à afirmação da cultura fitness. Cultura de massas, sempre fomentada pelos regimes de exceção, que não se cansam de mobilizar os jovens para as causas mais diversas. A produção de uma sensibilidade para o mercado, de maneira refinada capturada pela autora, parece ter sido o fim último daquela iniciativa editorial. Que ecos daquela experiência podemos perceber nas formas de ser jovem nos dias de hoje? Faz sentido buscar por aqueles ecos?
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ACESSIBILIDADE EM ESPAÇOS CULTURAIS
Mediação e comunicação sensorial
Viviane Panelli Sarraf
Em Acessibilidade em espaços culturais: mediação e comunicação sensorial, Viviane Panelli Sarraf nos apresenta a importância da comunicação sensorial para o desenvolvimento dos indivíduos e das sociedades, acentuando o papel das instituições culturais nesse contexto, e, na sequência, desvela a relevância desses conceitos e práticas para a ampliação das potencialidades de acessibilidade para pessoas com diferenças. Faz um interessante relato de experiências internacionais e pontua, em uma perspectiva histórica, as realizações no Brasil indicando o protagonismo de exemplos pioneiros que influenciaram diversos projetos ainda em curso. É uma obra que nos ensina muito, que prestigia aqueles que foram pioneiros nesses temas, que demonstra a relevância da interdisciplinaridade para os estudos dos problemas atuais e, certamente, inova ao valorizar a comunicação dos sentidos para o exercício à cidadania.
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VELHICE
Uma estética da existência
Silvana Tótora
Trata-se de uma obra muito interessante, que de maneira original e instigante oferece elementos importantes para uma gerontologia crítica. São poucos os livros que, no Brasil, abordam o tema da velhice, e Velhice: uma estética da existência, com muita sensibilidade e combinando filosofia e poesia, propõe uma reflexão densa e acurada de modo a rever a banalização com que a velhice tem sido tratada.
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DIREITO EMPRESARIAL NA ÓTICA DE UMA FUNDAÇÃO
Ana Paula de Albuquerque Grillo (org.)
José Rodolpho Perazzolo (org.)
Thaís Cíntia Cárnio (org.)
Direito Empresarial na ótica de uma Fundação apresenta resultado de pesquisa aprofundada e bem estruturada. Os temas abrangem desde aspectos bastante específicos, como a gestão fundacional, até tópicos multidisciplinares, que alcançam a relação das fundações com o Direito do Trabalho, o Direito Tributário, o Direito Civil, dentre outros ramos dessa ciência, demonstrando a versatilidade de seus autores e o domínio que detêm sobre a matéria. Neste livro, o Direito Empresarial é abordado a partir da atuação de uma Fundação, dos seus desafi os cotidianos, da sua especifi cidade, numa leitura transversal dos grandes temas do Direito de Empresa. Ousaríamos dizer que esta é uma experiência única no universo editorial jurídico brasileiro. Com certeza, estudiosos e operadores fundacionais encontrarão aqui reflexões enriquecedoras.
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A LÍRICA FRAGMENTÁRIA DE ANA CRISTINA CESAR
Autobiografismo e montagem
Carlos Eduardo Siqueira Ferreira de Souza
A lírica fragmentária de Ana Cristina Cesar: autobiografismo e montagem é um livro que abre portas do tenso labirinto da poesia de Ana Cristina Cesar. Simultaneamente, indaga sobre a lírica, a fragmentação, o autobigrafismo, a montagem, aspectos caros às poesias moderna e contemporânea. Carlos Eduardo Siqueira Ferreira de Souza busca, com a especificidade de seu olhar, uma leitura da poesia de Ana C., oferecendo-nos um convívio com o mundo da poeta de A teu pés, revelando-nos no corpo da escritura uma intimidade ficcionalizada. É na flor da pele da poesia de Ana C. que ele busca os relevos dos sentimentos e dos sentidos. Não o faz, porém, sem intensidade reflexiva e sutilezas de fino leitor. Fala aguda e pessoal, alimentada por veia crítica séria e rigorosa, revela as inquietudes sígnicas de Ana Cristina Cesar, que se equilibra num esconder/revelar-se, e conduz o leitor à sua poesia. Por meio de uma refinada meditação crítica, indica caminhos para a apreensão da obra enigmática dessa poeta, que é vanguarda em sua época e representante definitiva da literatura brasileira na contemporaneidade.